Parashá Nôach – Gênesis 6:9 a Gênesis 11:32 – BHS

1º Livro de Moisés – O Dilúvio e as Gerações de Noé

Bem-vindo à nossa leitura semanal da Torá! Continuamos com a Parashá Nôach, que abrange Gênesis 6:9 a 11:32. Esta porção relata a história de Noé, um homem justo, a construção da arca, o dilúvio que purificou a terra, a aliança do arco-íris, as gerações dos filhos de Noé e a Torre de Babel. Que este estudo fortaleça sua conexão com a Torá e inspire reflexões sobre justiça, renovação e a unidade da humanidade!

Noé, o Justo, e a Corrupção da Terra (Gênesis 6:9–13)

6:9 Estas são as gerações de Noé. Noé era um homem justo e perfeito em suas gerações, e Noé andava com Deus. 6:10 E Noé gerou três filhos: Sem, Ham e Jafet. 6:11 E a terra corrompera-se diante de Deus, e a terra se enchera de roubo. 6:12 E Deus viu a terra, e eis que estava corrompida, pois toda criatura havia corrompido o seu caminho sobre a terra. 6:13 Então Deus disse a Noé: “O fim de toda criatura se apresentou perante Mim, porque se encheu a terra de roubo por causa deles, e por isso os farei perecer juntamente com a terra.

A Construção da Arca (Gênesis 6:14–22)

6:14 Assim, faze para ti uma arca de madeira de cipreste; e farás compartimentos na arca e a revestirás com betume, por dentro e por fora. 6:15 E assim a farás: 300 cúbitos será o comprimento da arca, 50 cúbitos de largura e 30 cúbitos de altura. 6:16 Uma janela farás para a arca e com um cúbito a terminarás em cima, e colocarás a porta da arca ao seu lado; e farás compartimentos térreos, segundos e terceiros. 6:17 Eis que trarei um dilúvio de águas sobre a terra, para fazer perecer toda criatura na qual haja alento de vida, debaixo dos céus; tudo que houver na terra perecerá. 6:18 E estabelecerei a Minha aliança contigo, e virás à arca tu, teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. 6:19 E de todo ser vivo, de toda criatura, dois de cada trarás à arca, para fazer sobreviver contigo – macho e fêmea. 6:20 Da ave, segundo sua espécie, e do animal, segundo sua espécie, de todo réptil da terra, segundo sua espécie – dois de cada virão a ti, para que vivam. 6:21 E tu, toma para ti tudo que é comestível e juntarás para ti, para que sirva para alimentar a ti e a eles.” 6:22 E Noé fez de acordo com tudo o que Deus lhe ordenara; e assim fez.

O Dilúvio (Gênesis 7:1–24)

7:1 E o Eterno disse a Noé: “Vem tu com toda tua família à arca, pois vi que eras justo diante de Mim nesta geração. 7:2 De todo animal puro, tomarás para ti sete de cada, macho e fêmea, e de todo animal que não for puro, dois – macho e fêmea. 7:3 Também da ave dos céus, sete de cada, macho e fêmea, para deixar viver semente sobre a face da terra. 7:4 Pois daqui a sete dias farei chover sobre a terra 40 dias e 40 noites, e farei desaparecer toda existência que fiz de sobre a face da terra.” 7:5 E Noé fez segundo tudo o que lhe ordenou o Eterno.

7:6 E Noé tinha 600 anos de idade, e o dilúvio foi águas sobre a terra. 7:7 E vieram Noé e seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, para a arca com ele, por causa das águas do dilúvio. 7:8 Do animal puro e do animal que não é puro, da ave e de tudo que se arrasta sobre a terra, 7:9 dois de cada vieram a Noé, à arca, macho e fêmea, segundo ordenou Deus a Noé. 7:10 Ao cabo de sete dias, as águas do dilúvio caíram sobre a terra.

7:11 No 600º ano da vida de Noé, no segundo mês, aos 17 dias do mês, neste dia romperam-se todas as fontes do grande abismo e as janelas dos céus foram abertas, 7:12 e choveu sobre a terra por 40 dias e 40 noites. 7:13 Neste mesmo dia, vieram Noé, Sem, Ham e Jafet – os filhos de Noé – e a mulher de Noé e as três mulheres de seus filhos com eles à arca; 7:14 eles, e todo animal segundo sua espécie, e todo animal selvagem segundo sua espécie, e todo réptil que anda arrastando sobre a terra segundo sua espécie, e toda ave segundo sua espécie, todo pássaro e de tudo que voa. 7:15 E vieram a Noé, à arca, dois de cada um, de toda criatura em que havia alento da vida. 7:16 E os que vieram, macho e fêmea, de toda criatura vieram, como Deus lhe havia ordenado; e o Eterno o fechou para protegê-lo.

7:17 E houve um dilúvio de 40 dias sobre a terra, e multiplicaram-se as águas e alçaram a arca, que se levantou de sobre a terra. 7:18 E aumentaram-se as águas e multiplicaram-se muito sobre a terra, e a arca andou sobre a face das águas; 7:19 e as águas aumentaram muitíssimo sobre a terra, cobrindo todos os montes altos que estavam debaixo de todos os céus. 7:20 15 cúbitos para cima, aumentaram as águas, cobrindo os montes. 7:21 E morreu toda criatura que se arrasta sobre a terra, da ave, do quadrúpede, do animal, de todo réptil que se arrasta sobre a terra e toda a gente. 7:22 Tudo o que tinha espírito de alento da vida em suas narinas, tudo que havia na terra seca, morreu. 7:23 E foi destruída toda existência que havia sobre a face da terra – do homem ao animal, ao réptil e à ave dos céus – (todos) foram destruídos da terra, restando somente Noé e o que havia com ele na arca. 7:24 E cresceram as águas sobre a terra por 150 dias.

O Fim do Dilúvio e a Renovação da Terra (Gênesis 8:1–22)

8:1 E Deus se lembrou de Noé e de todo animal selvagem e de todo animal que havia com ele na arca, e Deus fez passar um vento sobre a terra e aquietaram-se as águas. 8:2 E fecharam-se as fontes do abismo e as janelas dos céus, e deteve-se a chuva dos céus. 8:3 E voltaram as águas de sobre a terra, andando e voltando, e minguaram-se as águas ao fim de 150 dias. 8:4 E pousou a arca no sétimo mês, aos 17 dias do mês, sobre os montes de Ararat. 8:5 E as águas foram recuando e minguando até o 10º mês; no 10º, ao primeiro do mês, apareceram os cumes dos montes.

8:6 Ao cabo de 40 dias, Noé abriu a janela da arca que fizera, 8:7 e enviou o corvo, que saiu, indo e voltando até secarem-se as águas de sobre a terra. 8:8 E enviou a pomba, que estava com ele, para ver se as águas se aliviaram de sobre a face da terra, 8:9 mas a pomba não encontrou descanso para a planta de seu pé, e voltou a ele, à arca, porque ainda havia água sobre a face da terra; e estendeu sua mão e a tomou, e a trouxe para ele, à arca. 8:10 E esperou mais outros sete dias e tornou a enviar a pomba da arca. 8:11 E veio a ele a pomba à hora da tarde, e eis que uma folha de oliveira arrancou com seu bico, e Noé soube então que se aliviaram as águas de sobre a terra. 8:12 E esperou ainda outros sete dias e enviou a pomba, e ela não tornou mais a voltar a ele.

8:13 E foi no 601º ano, no primeiro mês, no primeiro dia do mês, que secaram as águas de sobre a terra; e Noé tirou a coberta da arca, e olhou e eis que se haviam secado as faces da terra. 8:14 E no segundo mês, no dia 27 do mês, secou-se a terra.

8:15 Então Deus falou a Noé, dizendo: 8:16 “Sai da arca – tu, tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos contigo. 8:17 Todo animal selvagem que está contigo, toda criatura, ave, animal, e todo réptil que se arrasta sobre a terra, faz sair contigo; e que se criem na terra, frutifiquem e multipliquem-se sobre a terra.” 8:18 E saíram Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos com ele. 8:19 Todo animal selvagem, todo réptil e toda ave, tudo o que se arrasta sobre a terra, segundo suas famílias, saíram da arca.

8:20 E Noé construiu um altar ao Eterno, e tomou de todo animal puro e de toda ave pura, e ofereceu ofertas de elevação no altar. 8:21 E o Eterno sentiu o cheiro de suavidade, e o Eterno disse para Si: “Não mais tornarei a maldizer a terra por causa do homem, pois o impulso do coração do homem é mau desde sua mocidade; e não tornarei mais a ferir todo ser vivo como fiz. 8:22 Enquanto a terra durar, sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite – não cessarão.”

A Aliança com Noé (Gênesis 9:1–17)

9:1 E Deus abençoou a Noé e a seus filhos, e lhes disse: “Frutificai, multiplicai-vos e enchei a terra. 9:2 E vosso temor e vosso medo estará sobre todo animal da terra, sobre toda ave dos céus, sobre tudo o que a terra produz do que se arrasta nela, e sobre todos os peixes do mar; em vossas mãos eles foram entregues. 9:3 Tudo que se move vos servirá de alimento, como toda verdura e erva que já vos dei. 9:4 Porém, a carne com sua alma estando com vida e seu sangue, não comereis. 9:5 E por certo o vosso sangue de vossas almas requererei; da mão de todo animal a requererei; e da mão do homem; da mão do homem que é como seu irmão, requererei a alma do homem. 9:6 Aquele que derramar o sangue do homem, pelo homem terá seu sangue derramado, pois à imagem de Deus fez o homem. 9:7 E vós, frutificai e multiplicai-vos, aumentai na terra e multiplicai-vos nela.”

9:8 E Deus disse a Noé e a seus filhos com ele, dizendo: 9:9 “E Eu, eis que estabeleço a Minha aliança convosco e com vossa descendência, depois de vós. 9:10 E com toda alma viva que está convosco, com a ave, com o animal e com todo animal selvagem da terra convosco, todos os que saíram da arca, todo animal da terra. 9:11 E estabelecerei a Minha aliança convosco, e não mais será destruída nenhuma criatura nas águas do dilúvio, e não mais haverá dilúvio para destruir a terra.” 9:12 E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que Eu faço entre Mim e vós, e entre toda alma viva que esteja convosco, para perpétuas gerações: 9:13 o Meu arco-íris pus na nuvem e será por sinal de aliança entre Mim e a terra. 9:14 E será quando Eu causar nuvem sobre a terra, aparecerá o arco-íris na nuvem, 9:15 e recordarei a Minha aliança entre Mim e vós e entre toda alma viva em toda criatura, e não mais se converterão águas em dilúvio para destruir toda criatura. 9:16 E estará o arco-íris na nuvem, e vê-lo-ei para recordar a aliança eterna entre Deus e entre toda alma viva e toda criatura que esteja sobre a terra.” 9:17 E Deus disse a Noé: “Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre Mim e toda criatura que esteja sobre a terra.”

Os Filhos de Noé e o Incidente com Ham (Gênesis 9:18–29)

9:18 E os filhos de Noé que saíram da arca foram: Sem, Ham e Jafet – e Ham é o pai de Canaan [Kenáan]. 9:19 Estes são os três filhos de Noé, e destes se povoou toda a terra. 9:20 E começou Noé, homem da terra, e plantou uma vinha, 9:21 e bebeu do vinho e embriagou-se, e desnudou-se em sua tenda. 9:22 E Ham, pai de Canaan, viu a nudez de seu pai e contou a seus dois irmãos, que estavam fora. 9:23 E Sem e Jafet tomaram uma capa e a puseram sobre seus ombros e, andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, com seus rostos voltados para trás, de maneira que não viram a nudez de seu pai. 9:24 E despertou Noé de seu vinho e soube o que lhe fez seu filho mais moço, 9:25 e disse: Maldito seja Canaan; servo de servos será para seus irmãos. 9:26 E disse: Bendito seja o Eterno, Deus de Sem, e seja Canaan servo deles. 9:27 Aumente Deus a Jafet e habite em tendas de Sem, e seja Canaan servo deles. 9:28 E viveu Noé, depois do Dilúvio, 350 anos. 9:29 E todos os dias de Noé chegaram a 950 anos, e morreu.

As Gerações dos Filhos de Noé (Gênesis 10:1–32)

10:1 E estas são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Ham e Jafet; e a estes nasceram filhos depois do Dilúvio. 10:2 Os filhos de Jafet: Gomer, Magog, Madai, Iaván, Tuval, Mésheh e Tirás. 10:3 E os filhos de Gomer: Ashkenaz, Rifat e Togarma. 10:4 E os filhos de Iaván: Elisha, Tarshish, Kitim e Dodanim. 10:5 Estes repartiram-se pelas ilhas das nações, em suas terras, cada um segundo sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.

10:6 E os filhos de Ham: Cush, Mitsráim [Egito], Put e Canaan. 10:7 E os filhos de Cush: Sevá, Havila, Savta, Ramá e Savtehá; e os filhos de Ramá: Shevá e Dedán. 10:8 E Cush gerou a Nimrod; ele se tornou um valente sobre a terra. 10:9 Ele era valente caçador diante do Eterno; por isso se diz: ‘Como Nimrod, valente caçador diante do Eterno’. 10:10 E foi o princípio de seu reino Bavel, Ereh, Acad e Calne, na terra de Shinar. 10:11 Daquela terra saiu Ashur [Assíria] e edificou a Ninvê [Nínive], a Rehovót-Ir e a Kélah. 10:12 E a Réssen, entre Ninvê e entre Kélah; esta é a cidade grande. 10:13 E Mitsráim gerou a Ludim, Anamim, Lehavim, Naftuhim, 10:14 Patrussim, Casluhim – dos quais saíram os Filisteus [Pelishtim] – e Caftorim.

10:15 E Canaan gerou a Tsidon – seu primogênito – e a Het. 10:16 E ao Jebuseu [Ievussi], Emoreu [Emori], Guirgasheu [Guirgashi], 10:17 Hiveu [Hivi], Arkeu [Arki] e Sineu [Sini], 10:18 Arvadeu [Arvadi], Semareu [Tsemari] e Hamateu [Hamati]; depois se espalharam as famílias do Cananeu. 10:19 E foi a fronteira do Cananeu desde Tsidon, vindo a Guerar até Azá, vindo a Sedoma [Sedom], Gomorra [Amorá], Admá e Tsevoím, até Lásha. 10:20 Estes são os filhos de Ham segundo suas famílias, suas línguas, em suas terras, em suas gentes.

10:21 E a Sem nasceu-lhe filhos, também a ele que era pai de todos os filhos de Ever e irmão de Jafet, o mais velho. 10:22 Filhos de Sem: Elam, Ashur, Arpahshad, Lud e Aram. 10:23 E filhos de Aram: Uts, Hul, Guéter e Mash. 10:24 E Arpahshad gerou a Shélah, e Shélah gerou a Ever. 10:25 E a Ever nasceram dois filhos; o nome de um era Péleg, porque em seus dias foi repartida a terra; e o nome de seu irmão era Ioctán. 10:26 E Ioctán gerou a Almodad, Shélef, Hatsarmávet, Iérah, 10:27 Hadoram, Uzal, Diclá, 10:28 Oval, Avimael, Shevá, 10:29 Ofir, Havilá e Iovav; todos estes eram filhos de Ioctán. 10:30 E foram suas habitações desde Meshá até a entrada do término do monte do Oriente. 10:31 Estes são os filhos de Sem, segundo suas famílias, suas línguas, em suas terras, em suas nações. 10:32 Estas são as famílias dos filhos de Noé por suas gerações, em suas nações, e destes foram disseminadas as nações na terra depois do Dilúvio.

A Torre de Babel (Gênesis 11:1–9)

11:1 Então toda a terra tinha uma só língua e mesmas palavras. 11:2 E foi viajando do Oriente que acharam um vale na terra de Shinar, e ficaram ali. 11:3 E disse cada homem a seu companheiro: Vinde, façamos tijolos e os cozinhemos no fogo. E foi para eles o tijolo por pedra e o barro foi para eles por argamassa. 11:4 E disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre, e que seu cume chegue aos céus, e conseguiremos para nós fama, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. 11:5 E desceu o Eterno para ver a cidade e a torre que edificaram os filhos dos homens, 11:6 e disse o Eterno: “Eis um mesmo povo e uma mesma língua para todos eles; foi isto que os fez começar a fazer. E, agora, nada os impedirá fazer tudo quanto intentarem fazer? 11:7 Vinde, desçamos e confundamos ali sua língua, para que não entenda cada um a linguagem de seu companheiro.” 11:8 E os espalhou o Eterno dali sobre a face de toda a terra, e cessaram de edificar a cidade. 11:9 Por isso, chamou seu nome Bavel [Babilônia], pois ali confundiu o Eterno a língua de toda a terra, e dali espalhou-os o Eterno sobre a face de toda a terra.

As Gerações de Sem até Abrão (Gênesis 11:10–32)

11:10 Estas são as gerações de Sem: Sem tinha 100 anos quando gerou a Arpahshad, dois anos depois do Dilúvio. 11:11 E Sem viveu, depois de gerar a Arpahshad, 500 anos, e gerou filhos e filhas.

11:12 E Arpahshad viveu 35 anos e gerou a Shélah. 11:13 E Arpahshad viveu, depois de gerar a Shélah, 403 anos, e gerou filhos e filhas.

11:14 E Shélah viveu 30 anos e gerou a Ever. 11:15 E Shélah viveu, depois de gerar a Ever, 403 anos, e gerou filhos e filhas.

11:16 E Ever viveu 34 anos e gerou a Péleg. 11:17 E Ever viveu, depois de gerar a Péleg, 430 anos, e gerou filhos e filhas.

11:18 E Péleg viveu 30 anos e gerou a Reú. 11:19 E Péleg viveu, depois de gerar a Reú, 209 anos, e gerou filhos e filhas.

11:20 E Reú viveu 32 anos e gerou a Serúg. 11:21 E Reú viveu, depois de gerar a Serúg, 207 anos, e gerou filhos e filhas.

11:22 E Serúg viveu 30 anos e gerou a Nahór. 11:23 E Serúg viveu, depois de gerar a Nahór, 200 anos, e gerou filhos e filhas.

11:24 E Nahór viveu 29 anos e gerou a Térah. 11:25 E Nahór viveu, depois de gerar a Térah, 119 anos, e gerou filhos e filhas.

11:26 E Térah viveu 70 anos e gerou a Abrão [Avram], a Nahór e a Haran. 11:27 E estas são as gerações de Térah: Térah gerou a Abrão, a Nahór e a Haran, e Haran gerou a Lot [Ló]. 11:28 E Haran morreu em vida de Térah, seu pai, na terra de seu nascimento, em Ur dos Caldeus. 11:29 E Abrão e Nahór tomaram mulheres para eles; o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Nahór era Milcá, filha de Haran, pai de Milcá e pai de Iscá (Sarai). 11:30 E Sarai era estéril; ela não tinha descendência. 11:31 E Térah tomou a Abrão, seu filho, e a Lot, filho de Haran, seu sobrinho, e a Sarai, sua nora, mulher de Abrão, seu filho, e saíram com eles de Ur dos Caldeus, para ir à terra de Canaan; e chegaram até Haran, e ficaram ali. 11:32 E os dias de Térah foram 205 anos; e Térah morreu em Haran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima