Parashá Vayigash – Gênesis 44:18 a Gênesis 47:27 – BHS

A Parashá Vayigash continua a emocionante narrativa da família de Jacó, focando no momento culminante da reconciliação entre José e seus irmãos. Judá faz uma súplica comovente e corajosa pelo irmão Benjamim, revelando o profundo arrependimento e a responsabilidade fraterna. José, incapaz de conter sua emoção, revela sua identidade, transformando o medo em alegria e perdão. A parashá explora temas profundos como a providência divina que transforma o mal em bem, o poder do perdão, a reunificação familiar e a descida de Jacó ao Egito, onde a família se estabelece em Góshen sob a proteção de José durante a fome. Enfatiza a fidelidade de D’us às promessas feitas aos patriarcas, preparando o terreno para a formação do povo de Israel mesmo no exílio.

Que esta leitura ilumine sua semana!

Texto da Parashá

A Súplica de Judá a José (Gênesis 44:18–34) 18 Então Judá chegou-se a ele e disse: Rogo, meu senhor, que teu servo possa falar uma palavra aos ouvidos de meu senhor, mas que não se acenda a tua ira contra o teu servo, por que tu és como o Faraó. 19 Meu senhor perguntou a seus servos, dizendo: Tendes pai ou irmão? 20 E dissemos a meu senhor: Temos pai, já velho, e há um filho da sua velhice, o caçula, e o irmão dele morreu, e ele ficou o único de sua mãe, e seu pai o ama. 21 E disseste a teus servos: Fazei-o descer a mim e porei os olhos sobre ele. 22 E dissemos a meu senhor: Não poderá o moço deixar a seu pai, pois se deixar a seu pai, este morrerá. 23 E disseste a teus servos: Se vosso irmão caçula não descer convosco, não tornareis a ver meu rosto. 24 E quando subimos a teu servo, meu pai, anunciamos-lhe as palavras de meu senhor. 25 E nosso pai disse: Voltai e comprai um pouco de alimento para nós. 26 E dissemos: Não podemos descer. Se nosso irmão caçula vier conosco, desceremos, pois não podemos ver o rosto do homem se nosso irmão menor não estiver conosco. 27 E teu servo, meu pai, disse a nós: Vós sabeis que minha mulher deu à luz dois filhos. 28 E um saiu de perto de mim, e eu disse: Certamente ele foi despedaçado – e não mais o vi. 29 E tomareis também este de perto de mim; e se lhe acontecer algum desastre, fareis minha velhice descer com tristeza à sepultura. 30 E agora, como irei a teu servo, meu pai, se o moço não estiver conosco? Sua alma está ligada à alma dele, 31 e acontecerá que, ao ver que o rapaz não está mais, ele morrerá, e teus servos farão a velhice de teu servo, nosso pai, descer com tristeza à sepultura. 32 Pois teu servo se deu por fiador do moço para com meu pai, dizendo: Se não o trouxer a ti, pecarei para meu pai todos os dias. 33 E agora, rogo que fiques com teu servo como escravo de meu senhor em lugar do moço, e que ele suba com seus irmãos. 34 Porque, como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? Assim, talvez, não veja o mal que sobrevirá a meu pai!

A Revelação de José e a Reconciliação com os Irmãos (Gênesis 45:1–15) 1 E José não pôde conter-se diante de todos os que estavam de pé perto dele, e exclamou: Fazei a todos sair de perto de mim! E não ficou ninguém com ele, quando José se revelou a seus irmãos. 2 E levantou sua voz em choro – e todo o Egito escutou, inclusive a casa do Faraó –, 3 e José disse a seus irmãos: Eu sou José! Meu pai ainda vive? – e seus irmãos não puderam responder-lhe, pois ficaram perturbados diante dele. 4 E José disse a seus irmãos: Chegai-vos a mim agora – e chegaram-se. E disse: Eu sou José, vosso irmão, que me vendestes ao Egito! 5 E agora, não vos entristeçais nem vos irriteis contra vós por haverdes me vendido para cá, porque para preservar vossa vida Deus me mandou adiante de vós. 6 Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda durante cinco anos não haverá lavoura nem ceifa. 7 E Deus mandou-me adiante de vós para dar-vos uma descendência sobre a terra, e para fazer-vos viver por uma grande salvação. 8 E agora, vós não me enviastes aqui, senão Deus; e Ele me pôs por pai do Faraó, por senhor de toda sua casa e governador de toda a terra do Egito. 9 Apressai-vos e subi a meu pai e lhe direis: Assim disse teu filho José: Deus me pôs senhor de todo o Egito! Desce a mim, não te detenhas! 10 E habitarás na terra de Góshen e estarás perto de mim – tu, teus filhos e teus netos, e teus rebanhos e tuas vacas, e tudo o que for de ti. 11 E aí te sustentarei, pois ainda haverá cinco anos de fome, para que não sejas empobrecido, nem tu nem tua casa nem tudo que é teu. 12 E eis que vossos olhos veem, assim como os olhos de meu irmão Benjamim, que minha boca fala em vossa própria língua. 13 E anunciareis a meu pai toda a minha glória no Egito e tudo o que vistes. Apressai-vos e fazei a meu pai descer aqui! 14 E se lançou sobre o pescoço de Benjamim, seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou sobre seu pescoço. 15 E beijou a todos seus irmãos, e chorou com eles; depois seus irmãos falaram com ele.

A Reação do Faraó e os Preparativos para a Mudança (Gênesis 45:16–24) 16 E essa notícia foi escutada na Casa do Faraó, dizendo: Vieram os irmãos de José! – o que agradou aos olhos do Faraó e aos olhos de seus servos. 17 E o Faraó disse a José: Dize a teus irmãos e fazei isto: Carregai vossos animais e ide, voltai à terra de Canaan. 18 E tomai a vosso pai e às pessoas de vossas casas, e vinde a mim, e vos darei o melhor da terra do Egito e comereis da fartura da terra. 19 E a ti foi ordenado para dizer-lhes: ‘Fazei assim: Tomai para vós, da terra do Egito, carroças para vossas crianças e para vossas mulheres, e trazei a vosso pai e vinde. 20 E vossos olhos não lamentem vossos objetos, pois o melhor da terra do Egito será para vós’. 21 E os filhos de Israel assim fizeram; e José deu-lhes carroças, segundo a ordem do Faraó, e deu-lhes também provisões para o caminho. 22 A cada um deles todos deu mudas de roupa, e a Benjamim deu 300 siclos de prata e cinco mudas de roupa. 23 E para seu pai mandou 10 jumentos carregados do melhor do Egito e 10 jumentas carregadas de grão, pão e mantimento para seu pai, para o caminho. 24 E despachou a seus irmãos, e eles se foram. E disse-lhes: Não tenhais desavenças no caminho.

O Retorno dos Irmãos a Canaã e a Reação de Jacó (Gênesis 45:25–28) 25 E subiram do Egito e chegaram à terra de Canaan, a seu pai Jacob. 26 E anunciaram-lhe, dizendo: José ainda vive, e ele é o governador de toda a terra do Egito! – porém isso não importou a seu coração, pois não acreditou neles. 27 E falaram-lhe todas as palavras que José lhes havia dito, mas ao ver os carros que José mandou para levá-lo, o espírito de Jacob, pai deles, reviveu. 28 E Israel disse: Basta! Se meu filho José ainda está vivo, irei e o verei antes que (eu) morra!

A Descida de Jacó ao Egito e a Visão Divina (Gênesis 46:1–4) 1 Então Israel – e tudo o que ele tinha –, partiu e veio a BeerShéva, e fez sacrifícios ao Deus de seu pai Isaac. 2 E Deus falou a Israel em visões da noite, e disse: “Jacob! Jacob!” – e disse: Eis-me. 3 E disse: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque lá Eu farei de ti uma grande nação. 4 Eu descerei contigo ao Egito, e Eu te farei subir também, e José porá sua mão sobre teus olhos.”

A Viagem e a Lista dos Descendentes (Gênesis 46:5–27) 5 E Jacob levantou-se de Beer-Shéva; e os filhos de Israel levaram a seu pai Jacob, as crianças e as suas mulheres, nos carros que o Faraó enviou para levá-lo. 6 E tomaram seu gado e seus bens, 7 seus filhos e seus netos, suas filhas e suas netas, e trouxe toda sua descendência consigo ao Egito. 8 E estes são os nomes dos filhos de Israel – os que vieram ao Egito –, Jacob e seus filhos: o primogênito de Jacob era Ruben, 9 e os filhos de Ruben: Hanoh, Palú, Hetsron e Carmi. 10 E os filhos de Simão: Iemuel, Iamin, Ohad, Iahin, Tsôhar e Shaul, o filho da Cananéa. 11 E os filhos de Levi: Guershon, Kehat e Merari. 12 E os filhos de Judá: Er, Onan, Shelá, Pérets e Zérah; mas Er e Onan morreram na terra de Canaan. E os filhos de Pérets eram: Hetsron e Hamul. 13 E os filhos de Issahar: Tolá, Puvá, Iov e Shimron. 14 E os filhos de Zevulun: Séred, Elon e Iahleel. 15 Estes eram os filhos de Lea, que deu à luz para Jacob em PadánAram, e a Diná, sua filha; todos os seus filhos e filhas eram 33 almas. 16 E os filhos de Gad: Tsifion, Hagui, Shuni, Etsbon, Eri, Arodi e Areli. 17 E os filhos de Asher: Imná, Ishvá, Ishvi, Beriá e Sérah, sua irmã. E os filhos de Beriá: Hever e Malkiel. 18 Estes são os filhos de Zilpá, que deu Labão para Lea, sua filha, e que deu à luz para Jacob: 16 almas. 19 Os filhos de Raquel, mulher de Jacob: José e Benjamim. 20 E nasceram para José, na terra do Egito, Menashe e Efráim, os quais dera à luz para ele Asnat bat Poti Féra, o chefe de On. 21 E os filhos de Benjamim: Béla, Beher, Ashbel, Guerá, Naaman, Ehi, Rosh, Mupim, Hupim e Ard. 22 Estes são os filhos de Raquel, que nasceram a Jacob: todas essas 14 almas. 23 E o filho de Dan era Hushim. 24 E os filhos de Naftali: Iah’tseel, Guni, Iétser e Shilém. 25 Estes são os filhos de Bilá, que Labão deu para Raquel, sua filha, e que deu à luz estes para Jacob: todas essas sete almas. 26 Todas as almas que vieram de Jacob ao Egito, que saíram de sua coxa – além as mulheres dos filhos de Jacob –, todas as almas eram 66. 27 E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, duas almas. Todas as almas da casa de Jacob que vieram ao Egito foram 70.

O Reencontro de Jacó e José (Gênesis 46:28–34) 28 E mandou a Judá adiante dele, para José, para preparar-lhes lugar em Góshen; e foram à terra de Góshen. 29 E José aprontou seu carro, e subiu ao encontro de seu pai Israel em Góshen, e tendo-se-lhe apresentado, atirou-se sobre seu pescoço e chorou muito sobre seu pescoço. 30 E Israel disse a José: Já posso morrer agora, depois de ver teu rosto, pois ainda vives! 31 E José disse a seus irmãos e à casa de seu pai: Subirei e anunciarei ao Faraó, e dir-lhe-ei: Meus irmãos e a família de meu pai, que estavam na terra de Canaan, vieram a mim. 32 E os homens eram pastores, pois eram homens de gado; e trouxeram seus rebanhos, suas vacas e tudo que era deles. 33 E quando vos chamar o Faraó e vos perguntar: ‘Quais são os vossos ofícios?’ 34 – direis: Homens de gado foram teus servos, desde nossa mocidade até agora, tanto nós como nossos pais – e isto para que fiquem na terra de Góshen, pois todo pastor de rebanhos é abominação para os egípcios.

A Apresentação ao Faraó e o Estabelecimento em Góshen (Gênesis 47:1–12) 1 E José foi e anunciou ao Faraó e disse: Meu pai e meus irmãos, e seus rebanhos e seu gado, e tudo que é deles, vieram da terra de Canaan, e ei-los aqui, na terra de Góshen. 2 E levou uma parte de seus irmãos – cinco homens – e apresentou-os diante do Faraó. 3 E o Faraó disse a seus irmãos: Quais são vossos ofícios? – e disseram ao Faraó: Pastores de rebanhos são teus servos, tanto nós como nossos pais. 4 E disseram ao Faraó: Viemos para morar nesta terra, porque não há pasto para as ovelhas de teus servos, pois a fome na terra de Canaan é forte; e agora te rogamos: Que teus servos fiquem na terra de Góshen. 5 E o Faraó falou a José, dizendo: Teu pai e teus irmãos vieram a ti; 6 a terra do Egito está diante de ti; no melhor da terra, faz ficar a teu pai e a teus irmãos; estejam na terra de Góshen; e se souber que há entre eles homens capazes, pô-los-ás por chefes de gado sobre o que é meu. 7 E José trouxe a Jacob, seu pai, e colocou-o diante do Faraó, e Jacob abençoou ao Faraó. 8 E o Faraó disse a Jacob: Quantos são os dias de teus anos de vida? 9 – e Jacob disse ao Faraó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são 130 anos; poucos e maus foram os dias dos anos de minha vida, e não alcançaram os dias dos anos da vida de meus pais, nos dias de suas peregrinações. 10 E Jacob abençoou ao Faraó e saiu de diante do Faraó. 11 E José estabeleceu a seu pai e a seus irmãos, e deu-lhes posse na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramsés, como ordenara o Faraó. 12 E José sustentou a seu pai e a seus irmãos, e a toda a casa de seu pai, e deu-lhes pão segundo o número de crianças.

A Administração de José Durante a Fome (Gênesis 47:13–27) 13 E não havia pão em toda a terra porque a fome era muito forte, e debilitou-se a terra do Egito e a terra de Canaan pela fome. 14 E José recolheu todo o dinheiro encontrado na terra do Egito e na terra de Canaan, pelo alimento que eles compravam; e José trouxe a prata à casa do Faraó. 15 E acabou-se o dinheiro da terra do Egito e da terra de Canaan, e então todo o Egito veio a José, dizendo: Dá-nos pão! Por que deveríamos morrer diante de ti por ter acabado o dinheiro? 16 E José disse: Dai vosso gado e vos darei por vosso gado, se acabou o dinheiro. 17 E trouxeram seu gado a José; e José deu-lhes pão pelos cavalos, pelos rebanhos, pelo gado e pelos jumentos; e naquele ano sustentou-os com pão, por todo seu gado. 18 E acabou-se aquele ano, e vieram-lhe no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos de meu senhor que, por certo, terminou-se o dinheiro e o gado é de meu senhor; nada ficou diante de meu senhor, salvo nosso corpo e nossa terra. 19 Por que haveríamos de morrer a teus olhos, tanto nós como nossa terra? Compra-nos a nós e à nossa terra, pelo pão, e seremos nós e nossa terra escravos para o Faraó, e dá-nos semente, e assim viveremos e não morreremos, e a terra não se desolará. 20 E José comprou toda a terra do Egito para o Faraó, porque os egípcios venderam cada um seu campo, pois a fome se agravou sobre eles, e a terra ficou para o Faraó. 21 E fez o povo trocar de cidades, de uma a outra extremidade de todo o território do Egito. 22 Somente a terra dos sacerdotes não comprou, porque ela era porção fixada para os sacerdotes, da parte do Faraó, e comiam a porção que lhes dava o Faraó e, portanto, não venderam sua terra. 23 E José disse ao povo: Eis que hoje comprei a vós e à vossa terra para o Faraó; tomai semente e semeais a terra. 24 E nos tempos das colheitas dareis um quinto ao Faraó e quatro partes serão para vós, para semente do campo e para vosso mantimento, e para os que estão em vossas casas e para que comam vossas crianças. 25 E disseram: Deste-nos a vida! Achamos graça aos olhos de meu senhor e seremos servos do Faraó! 26 E José estabeleceu por estatuto sobre a terra do Egito, até este dia, o quinto para o Faraó; somente a terra dos sacerdotes não foi para o Faraó. 27 E Israel esteve na terra do Egito, na terra de Góshen; e adquiriram possessões, frutificaram e multiplicaramse muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima