Parashá Vayishlach – Gênesis 32:4 a Gênesis 36:43 – BHS

A Parashá Vayishlach nos transporta para um momento pivotal na jornada de Jacó, repleto de tensão, reconciliação e revelação divina. Aqui, Jacó se prepara para o reencontro com seu irmão Esaú, enviando mensageiros e presentes para apaziguar antigas feridas. O medo o leva a uma divisão estratégica de seu acampamento, mas é na solidão que ele enfrenta uma luta transformadora com um misterioso homem – ou anjo –, emergindo como Israel, o nome que simboliza sua nova identidade: “aquele que luta com Deus”. Temas centrais incluem o perdão fraterno, a violência e suas consequências no incidente de Diná, a purificação espiritual em Bet-El, o nascimento de Benjamim e a morte de Raquel, a genealogia dos filhos de Jacó, a morte de Isaac e, por fim, as gerações de Esaú, pai de Edom. Esta porção nos convida a refletir sobre como as lutas pessoais moldam nosso destino, a importância do arrependimento e a complexidade das relações familiares sob a providência divina.

Que esta leitura ilumine sua semana!

Texto da Parashá

O Encontro com Esaú e a Preparação de Jacó (Gênesis 32:4–33:20)

32:4 E Jacob enviou mensageiros à sua frente, a seu irmão Esaú, à terra de Seir, ao campo de Edom.

32:5 E ordenou-lhes, dizendo: Assim direis a meu senhor, a Esaú: Assim falou teu servo Jacob: Com Labão morei e demorei-me até agora.

32:6 E obtive bois e jumentos, ovelhas, servos e servas; e mandei anunciar a meu senhor, a fim de conseguir graças a teus olhos.

32:7 E os mensageiros voltaram a Jacob, dizendo: Fomos ter com teu irmão, com Esaú, e também ele vem ao teu encontro, e 400 homens estão com ele.

32:8 E Jacob temeu muito e angustiou-se; e dividiu o povo que estava com ele, e as ovelhas, as vacas e os camelos, em dois acampamentos.

32:9 E disse: Se Esaú vier a um acampamento e o ferir, o acampamento restante terá escapado.

32:10 E Jacob disse: Ó Deus de meu pai Abrahão e Deus de meu pai Isaac! Ó Eterno, que me disseste: ‘Volta à tua terra e à tua parentela, e te farei bem.’

32:11 Não sou digno da menor de todas as misericórdias e de toda a (Tua) fidelidade para com Teu servo; porque (apenas) com meu cajado passei este Jordão (na ida), e agora volto dividido em dois acampamentos.

32:12 Livrame, rogo, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque eu o temo; talvez ele venha e me fira, e a mãe com os filhos.

32:13 Pois Tu mesmo disseste: ‘Farei a ti o bem, e porei a tua descendência como a areia do mar, que não é contada, porque é muita.’

32:14 E dormiu ali naquela noite, e tomou, do que veio à sua mão, presente para Esaú, seu irmão:

32:15 200 cabras e 20 bodes, 200 ovelhas e 20 carneiros;

32:16 30 camelos e suas crias, 40 vacas e 10 touros, 20 jumentas e 10 filhotes de jumento,

32:17 e deu na mão de seus servos, cada rebanho à parte, e disse a seus servos: Passai adiante de mim, e ponde espaço entre manada e manada.

32:18 E ordenou ao primeiro, dizendo: Quando te encontrar Esaú, meu irmão, e te perguntar, dizendo: De quem és e aonde vais? De quem são estes, diante de ti?

32:19 E dirás: De teu servo Jacob, um presente que envia a meu senhor, a Esaú; e eis que ele também vem atrás de nós.

32:20 E ordenou também ao segundo, também ao terceiro, também a todos os que iam atrás das manadas, dizendo: Desta maneira falareis a Esaú quando o encontrardes.

32:21 E direis também: Eis que teu servo Jacob vem atrás de nós! – porque disse para si: apaziguarei sua ira com o presente que vai diante de mim, depois verei seu rosto; e talvez me aceite.

32:22 E passou o presente diante dele; e ele dormiu aquela noite no acampamento.

32:23 E levantou-se naquela noite, e tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus 11 filhos, e cruzou a passagem do rio Iaboc.

32:24 E tomou-os, e os fez passar o ribeiro, e fez passar o que era dele.

32:25 E Jacob ficou só, e lutou um homem com ele até levantar-se a aurora.

32:26 E viu que não podia com ele, e tocou-lhe na juntura de sua coxa, e desconjuntou-se a juntura da coxa de Jacob em sua luta com ele.

32:27 E disse: Deixa-me ir, porque vem rompendo a aurora! – e disse: Não te deixarei ir, salvo se me abençoares!

32:28 E disse-lhe: Qual é teu nome? – e disse: Jacob.

32:29 E disse: Não, Jacob não será mais teu nome, e sim Israel, pois lutaste com o anjo de Deus e com homens e prevaleceste.

32:30 E Jacob perguntou e disse: Dize-me, rogo, teu nome – e ele respondeu: Por que é que perguntas meu nome? – e ali o abençoou.

32:31 E Jacob chamou o nome do lugar de Peniel (‘Face de Deus’) porque vi o anjo de Deus face a face, e minha alma foi salva.

32:32 E o sol já nascia quando passou de Penuel, e ele mancava de sua coxa.

32:33 Por isso os filhos de Israel não comem o tendão encolhido que está sobre a juntura da coxa até este dia, pois (o anjo) tocou na juntura da coxa de Jacob, no tendão encolhido.

33:1 E Jacob levantou seus olhos e olhou, e eis que Esaú vinha, e com ele havia 400 homens; e repartiu as crianças entre Lea e Raquel e entre as duas servas.

33:2 E pôs as servas e seus filhos na frente, a Lea e seus filhos atrás, e a Raquel e a José por último.

33:3 E ele passou diante deles e prostrou-se sete vezes, até chegar a seu irmão.

33:4 E Esaú correu a seu encontro e abraçou-o, e lançou-se a seu pescoço e beijouo, e choraram.

33:5 E levantou os olhos e viu as mulheres e as crianças, e disse: Quem são estes? – e disse: Os filhos que Deus, com a Sua graça, deu a teu servo.

33:6 E chegaram as servas, elas e os filhos, e se prostraram.

33:7 E chegaram também Lea e seus filhos, e se prostraram; e depois chegaram José e Raquel, e se prostraram.

33:8 E disse: Que é todo esse acampamento que encontrei? – e disse: Para conseguir graça aos olhos de meu senhor!

33:9 E Esaú disse: Tenho para mim bastante, meu irmão; seja para ti o que é teu.

33:10 E Jacob disse: Não, te rogo, que se agora consegui graça a teus olhos, tomarás meu presente de minha mão, pois ver teu rosto foi como ver o rosto de Deus; e te agradaste de mim.

33:11 Toma, rogo, meu presente, que foi trazido para ti; pois Deus me fez misericórdia, porque tenho tudo. E insistiu com ele, e ele o recebeu.

33:12 E disse: Ponhamo-nos a caminho e vamos, e eu irei no mesmo passo de ti.

33:13 E disse-lhe: Meu senhor sabe que as crianças são tenras, e se as ovelhas e as vacas que têm cria se fatigarem um só dia, morrerá todo o rebanho.

33:14 Passe, meu senhor, rogo, diante de seu servo, e eu irei devagar conforme o trabalho que está diante de mim, e conforme o passo dos meninos, até chegar a meu senhor, a Seir.

33:15 E Esaú disse: Deixarei contigo, rogo, parte do povo que está comigo. – e disse: Para que isto? Conseguirei graça aos olhos de meu senhor (se não o fizer).

33:16 E Esaú voltou naquele dia a seu caminho, para Seir.

33:17 E Jacob partiu para Sucót, e edificou para ele uma casa, e para seu gado fez cabanas; por isto chamou o nome do lugar de Sucót.

33:18 E Jacob veio, íntegro, à cidade de Shehém, que está na terra de Canaan, na sua vinda de Padán-Aram, e acampou frente à cidade.

33:19 E comprou parte do campo, onde armou sua tenda, das mãos dos filhos de Hamor, pai de Shehém, por 100 moedas.

33:20 E erigiu ali um altar e chamou-lhe ‘Deus [El], o Deus de Israel’.

O Incidente de Diná e a Vingança dos Irmãos (Gênesis 34:1–31)

34:1 E Diná, a filha de Lea, que a deu à luz para Jacob, saiu para ver as filhas da terra.

34:2 E Shehém, filho de Hamor, o Hiveu, o príncipe da terra, viu-a e a tomou, deitou-se com ela e a violentou.

34:3 E sua alma se apegou a Diná, a filha de Jacob, e amou a moça e falou ao coração da moça.

34:4 E Shehém falou a Hamor, seu pai, dizendo: Toma para mim esta moça por mulher.

34:5 E Jacob escutou que sua filha Diná fora profanada; e seus filhos estavam com seu gado no campo, e Jacod se calou até sua chegada.

34:6 E Hamor, o pai de Shehém, foi até Jacob, para falar com ele.

34:7 E os filhos de Jacob vieram do campo quando souberam (do caso), e os homens se entristeceram e iraram-se muito, porque fez uma vileza com Israel, ao deitar-se com a filha de Jacob, e assim não se devia fazer.

34:8 E Hamor falou com eles, dizendo: Shehém, meu filho, afeiçoou sua alma por vossa filha; dai-a para ele, rogo-vos, por mulher.

34:9 E aparentai-vos conosco; vossas filhas dareis a nós, e nossas filhas tomareis para vós,

34:10 e conosco habitareis, e a terra estará diante de vós; ficai e negociai nela, e tomai posse dela.

34:11 E Shehém disse ao pai dela e a seus irmãos: Acharei graça a vossos olhos, e o que me disserdes darei.

34:12 Aumentai sobre mim o dote e a dádiva, e darei quanto disserdes, e dai-me a moça por mulher.

34:13 E os filhos de Jacob responderam a Shehém e a Hamor, seu pai, e disseram inteligentemente, pois havia profanado a sua irmã Diná,

34:14 e falaram-lhes: Não podemos fazer esta coisa – dar nossa irmã a um homem que tenha prepúcio – porque seria uma vergonha para nós.

34:15 Somente assim consentiremos: Se fordes como nós – que se circuncide entre vós todo macho.

34:16 E daremos as nossas filhas a vós, e vossas filhas tomaremos para nós; e habitaremos convosco e seremos um povo.

34:17 E se não nos ouvirdes para serem circuncidados, tomaremos nossa filha e nos iremos.

34:18 E suas palavras agradaram aos olhos de Hamor e aos olhos de Shehém, o filho de Hamor.

34:19 E não tardou o mancebo a fazer isto, porque ansiava pela filha de Jacob; e ele era o mais honrado da casa de seu pai.

34:20 E Hamor e Shehém, seu filho, vieram à porta de sua cidade e falaram a todos os homens de sua cidade, dizendo:

34:21 Estes homens são pacíficos conosco, e estarão na terra e negociarão nela, e a terra é generosa diante deles. As suas filhas tomaremos para nós por mulher, e nossas filhas daremos a eles.

34:22 Somente com isto consentirão os homens estar conosco para sermos um povo: circuncidar entre nós todo macho como eles são circuncidados.

34:23 Seu gado, suas possessões e todos seus animais certamente serão para nós; somente consintamolhes e estarão conosco.

34:24 E todos os que saíam pela porta da sua cidade escutaram a Hamor e a Shehém, seu filho, e foram circuncidados todos os machos, todos os que saíam pela porta de sua cidade.

34:25 E no terceiro dia, quando estavam muito doloridos, dois filhos de Jacob – Simão e Levi, irmãos de Diná – tomaram cada um sua espada, e vieram sobre a cidade tranquila e mataram todo macho.

34:26 E a Hamor e a Shehém, seu filho, mataram a fio de espada. E tomaram a Diná da casa de Shehém e saíram.

34:27 Os filhos de Jacob vieram aos mortos e saquearam a cidade, porque haviam profanado sua irmã.

34:28 Seus rebanhos, bois e jumentos, e tomaram o que havia na cidade e no campo.

34:29 E todo seu haver, e todas suas crianças e suas mulheres, cativaram e saquearam, e tudo o que havia em casa.

34:30 E Jacob disse a Simão e a Levi: Vós me perturbastes para fazer-me abominável aos moradores da terra, com o Cananeu e com o Periseu; e eu tenho poucos homens; e se juntarão contra mim, me ferirão e serei destruído – eu e minha casa!

34:31 – e disseram: Como uma prostituta haveriam de tratar nossa irmã?

A Viagem a Bet-El e a Nova Identidade de Israel (Gênesis 35:1–15)

35:1 E Deus disse a Jacob: “Levanta-te, sobe a Bet-El e fica ali, e faz ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste de diante de Esaú, teu irmão.”

35:2 E Jacob disse à sua casa e a todos que estavam com ele: Tirai os deuses estranhos que tendes entre vós, purificai-vos e mudai vossas roupas.

35:3 E levantemo-nos e subiremos a Bet-El, e farei ali um altar a Deus, que me respondeu no dia de minha angústia e foi comigo no caminho que andei.

35:4 E deram a Jacob todos os deuses estranhos que tinham em seu poder, e os aros de suas orelhas, e Jacob escondeu-os debaixo da árvore infrutífera que está perto de Shehém.

35:5 E partiram, e deu-se o pavor de Deus sobre as cidades que estão nos seus arredores, e não perseguiram os filhos de Jacob.

35:6 E Jacob veio a Luz na terra de Canaan – esta é Bet-El –, ele e todo o povo que estava com ele.

35:7 E edificou ali um altar, e chamou ao lugar ‘Deus [El] de Bet-El’, pois ali apareceram-lhe os anjos de Deus ao fugir de diante de seu irmão.

35:8 E Débora, a ama de Rebeca, morreu e foi sepultada ao pé de Bet-El, aos pés do planalto; e chamou seu nome de Alon-Bahut [‘Planície do Pranto’].

35:9 E Deus apareceu a Jacob mais uma vez em sua vinda de Padán-Aram, e o abençoou.

35:10 E Deus lhe disse: “Teu nome é Jacob; mas não serás mais chamado Jacob, e sim Israel será teu nome.” E chamou seu nome Israel.

35:11 E Deus lhe disse: “Eu sou El Shadai [Deus Todo-Poderoso]! Frutifica e multiplica-te; povo e congregação de povos serão de ti, e reis de teus flancos sairão.

35:12 E a terra que dei a Abrahão e a Isaac, a ti a darei; e à tua descendência depois de ti, darei a terra.”

35:13 E Deus retirouSe dele, no lugar em que lhe falou.

35:14 E Jacob erigiu um monumento no lugar em que falou com ele – um monumento de pedra –, e derramou sobre ela uma libação, e deitou azeite sobre ela.

35:15 E Jacob chamou ao nome do lugar onde Deus falou com ele de Bet-El.

O Nascimento de Benjamim, a Genealogia e a Morte de Isaac (Gênesis 35:16–29)

35:16 E partiram de BetEl. E havia ainda um trecho grande de terra para chegar a Efrat, e deu à luz Raquel, e custou-lhe o dar à luz.

35:17 E quando lhe custava dar à luz, a parteira disse-lhe: Não temas, pois este também é um filho para ti.

35:18 E ao sair sua alma, porque morreu, chamou seu nome Ben-Oni (‘filho da minha dor’); e seu pai chamou-lhe Benjamim [Biniamin].

35:19 E Raquel morreu e foi sepultada no caminho de Efrat – esta é Bet-Léhem [Belém].

35:20 E Jacob erigiu um monumento sobre a sua sepultura; este é o monumento da sepultura de Raquel até hoje.

35:21 E Israel partiu e armou sua tenda além de Migdal [torre de] Eder.

35:22 E aconteceu que quando Israel morava naquela terra, Ruben foi e se deitou com Bilá, a concubina de seu pai; e Israel o soube… E 12 foram os filhos de Jacob:

35:23 Filhos de Lea: Ruben – o primogênito de Jacob –, Simão, Levi, Judá, Issahar e Zevulun.

35:24 Filhos de Raquel: José e Benjamim.

35:25 Filhos de Bilá, a serva de Raquel: Dan e Naftali.

35:26 E filhos de Zilpá, a serva de Lea: Gad e Asher. Estes são os filhos de Jacob, que lhe nasceram em Padán-Aram.

35:27 E Jacob veio a seu pai Isaac, em Mamre, a Kiriat-Arbá – esta é Hebron –, onde ali moraram Abrahão e Isaac.

35:28 E os dias de Isaac foram 180 anos.

35:29 E Isaac exalou a alma e morreu, e foi reunido ao seu povo, velho e pleno de dias, e seus filhos Esaú e Jacob o sepultaram.

As Gerações de Esaú e Edom (Gênesis 36:1–43)

36:1 E estas são as gerações de Esaú – ele é Edom.

36:2 Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaan: a Adá bat Elon, o Hiteu; a Aholivamá bat Aná, neta de Tsivon, o Hiveu;

36:3 e a Basmat bat Ismael, irmã de Nevaiot.

36:4 E Adá deu à luz Elifaz para Esaú, e Basmat deu à luz Reuel.

36:5 E Aholivamá deu à luz Ieush, Ialam e Côrah; estes são os filhos de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaan.

36:6 E Esaú tomou a suas mulheres, seus filhos, suas filhas e todas as almas de sua casa, e seu gado, todos seus animais e todos os seus bens que adquirira na terra de Canaan, e foi-se para outra terra, por amor de Jacob, seu irmão.

36:7 Pois seus bens eram abundantes demais para estarem juntos, e a terra onde habitavam não podia suportá-los por causa de seu gado.

36:8 E Esaú habitou no monte de Seir – e Esaú é Edom.

36:9 E estas são as gerações de Esaú, pai dos de Edom, no monte de Seir.

36:10 Estes são os nomes dos filhos de Esaú: Elifaz ben [filho de] Adá, mulher de Esaú; Reuel ben Basmat, mulher de Esaú.

36:11 E os filhos de Elifaz foram: Teman, Omar, Tsefó, Gatam e Kenáz.

36:12 E Timná foi concubina de Elifaz ben Esaú, e deu à luz Amalec para Elifaz; estes são os filhos de Adá, mulher de Esaú.

36:13 E estes são os filhos de Reuel: Náhat, Zérah, Shamá e Mizá; estes foram os filhos de Basmat, mulher de Esaú.

36:14 E estes foram os filhos de Aholivamá bat Aná, neta de Tsivon, mulher de Esaú: ela deu à luz Ieush, Ialam e Côrah para Esaú.

36:15 Estes são os chefes de família dos filhos de Esaú: Filhos de Elifaz, primogênito de Esaú: chefe Teman, chefe Omar, chefe Tsefó, chefe Kenaz,

36:16 chefe Côrah, chefe Gatam e chefe Amalec. Estes são os chefes de Elifaz, na terra de Edom; estes são os filhos de Adá.

36:17 E estes são os filhos de Reuel ben Esaú: chefe Náhat, chefe Zérah, chefe Shamá e chefe Mizá. Estes são os chefes de Reuel na terra de Edom; estes são os filhos de Basmat, mulher de Esaú.

36:18 E estes são os filhos de Aholivamá, mulher de Esaú: chefe Ieush, chefe Ialam e chefe Côrah. Estes são os chefes de Aholivamá, filha de Aná, mulher de Esaú.

36:19 Estes são os filhos de Esaú e estes são seus chefes – ele é Edom.

36:20 E estes são os filhos de Seir, o Horeu, moradores da terra: Lotán, Shobal, Tsivon, Aná,

36:21 Dishon, Etser e Dishan; estes são os chefes dos Horeus, filhos de Seir, na terra de Edom.

36:22 E os filhos de Lotán foram: Hori e Heman; e a irmã de Lotán, Timná.

36:23 E estes são os filhos de Shoval: Alvan, Manahat, Ebal, Sefó e Onam.

36:24 E estes são os filhos de Tsivon: Aiá e Aná; Aná é aquele que encontrou os mulos no deserto, ao apascentar os jumentos de Tsivon, seu pai.

36:25 E estes são os filhos de Aná: Dishon e Aholivamá bat Aná.

36:26 E estes são os filhos de Dishan: Hemdán, Eshban, Itrán e Herán.

36:27 Estes são os filhos de Etser: Bil’hán, Zaavan e Acán.

36:28 Estes são os filhos de Dishan: Uts e Arán.

36:29 Estes são os chefes dos Horeus: chefe Lotán, chefe Shoval, chefe Tsivon, chefe Aná,

36:30 chefe Dishon, chefe Etser e chefe Dishan; estes são os chefes dos Horeus na terra de Seir.

36:31 E estes são os reis que reinaram na terra de Edom, antes que houvesse um rei aos filhos de Israel.

36:32 E em Edom reinou Béla ben Beor, e o nome de sua cidade era Din’hava.

36:33 E Béla morreu, e reinou em seu lugar Iovav ben Zérah, de Botsrá.

36:34 E Iovav morreu, e reinou em seu lugar Husham, da terra dos Temaneus.

36:35 E Husham morreu, e reinou em seu lugar Hadad ben Bedad, o qual feriu a Midian no campo de Moav, e o nome de sua cidade era Avit.

36:36 E Hadad morreu, e reinou em seu lugar Samlá, de Masrecá.

36:37 E Samlá morreu, e reinou em seu lugar Shaul, de Rehovot-Nahar.

36:38 E Shaul morreu, e reinou em seu lugar Báal-Hanan ben Ahvor.

36:39 E Báal-Hanan ben Ahvor morreu, e reinou em seu lugar Hadar; e o nome de sua cidade era Páu, e o nome de sua mulher, Mehetavel bat Matred, neta de MeZaav.

36:40 E estes são os nomes dos chefes de Esaú, segundo suas famílias, segundo seus lugares e seus nomes: chefe Timná, chefe Alvá, chefe Ietet,

36:41 chefe Aholivamá, chefe Elá, chefe Pinon,

36:42 chefe Kenaz, chefe Temán, chefe Miv’tsar,

36:43 chefe Magdiel e chefe Iram. Estes são os chefes de Edom, segundo suas moradas na terra de sua posse. Este foi Esaú, o pai dos edomitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima