Parashá Lech Lecha – Gênesis 12:1 a Gênesis 17:27 – BHS

1º Livro de Moisés – A Jornada de Abrão e as Alianças Divinas

Bem-vindo à nossa leitura semanal da Torá! Continuamos com a Parashá Lech Lecha, que abrange Gênesis 12:1 a 17:27. Esta porção relata a chamada de Abrão para deixar sua terra natal, sua jornada para Canaã, os episódios no Egito, a separação de Lot, a guerra dos reis, a aliança entre as partes, o nascimento de Ismael através de Hagar, e a instituição da circuncisão como sinal da aliança eterna. Que este estudo fortaleça sua conexão com a Torá e inspire reflexões sobre fé, promessas divinas e o pacto com as gerações futuras!

A Chamada de Abrão e a Promessa (Gênesis 12:1–9)

12:1 E o Eterno disse a Abrão: “Vai-te de tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei. 12:2 E farei de ti uma grande nação e abençoar-te-ei, e engrandecerei teu nome e serás uma bênção. 12:3 E abençoarei os que te abençoarem, e aqueles que te amaldiçoarem, amaldiçoarei; e serão benditas em ti todas as famílias da terra.” 12:4 E partiu Abrão, como lhe falara o Eterno, e Lot foi com ele; e Abrão tinha 75 anos de idade na sua saída de Haran. 12:5 E Abrão tomou a Sarai, sua mulher, e a Lot, seu sobrinho, e a todos os seus bens que haviam ganho, e às almas que haviam adquirido em Haran, e saíram para ir à terra de Canaan; e chegaram à terra de Canaan. 12:6 E Abrão passou pela terra até o lugar de Shehém, até Elon [planície de] More – e o Cananeu habitava então na terra. 12:7 E o Eterno apareceu a Abrão e lhe disse: “À tua descendência darei esta terra” – e edificou ali um altar ao Eterno, que lhe aparecera. 12:8 E saiu dali para o monte, ao oriente de BetEl, e estendeu sua tenda – Bet-El ao ocidente e Ai ao oriente – e edificou ali um altar ao Eterno e invocou o Nome do Eterno. 12:9 E Abrão continuou andando e viajando para o sul.

A Descida ao Egito (Gênesis 12:10–20)

12:10 E houve fome na terra, e desceu Abrão ao Egito para morar ali, porque era grande a fome na terra. 12:11 Quando se aproximou para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Eis que agora sei que és uma mulher formosa à vista. 12:12 E será que, quando te virem os egípcios, dirão: Esta é sua mulher! – e matarão a mim e a ti deixarão viver. 12:13 Diz então que és minha irmã, para que seja bom para mim, por ti, e viverá minha alma por tua causa. 12:14 E foi ao vir Abrão ao Egito, e viram os egípcios a mulher que era muito formosa. 12:15 E viram-na os ministros do Faraó [Par’ó] e gabaram-na ao Faraó, e a mulher foi levada para a casa do Faraó. 12:16 E a Abrão fizeram bem por causa dela; e ele teve rebanhos, vacas, asnos, servos, servas, jumentas e camelos. 12:17 E o Eterno infligiu ao Faraó e à sua casa grandes pragas por causa de Sarai, mulher de Abrão. 12:18 E o Faraó chamou a Abrão e disse: Que fizeste a mim? 12:19 Por que disseste ‘ela é minha irmã’? E tomei-a para mim por mulher! E agora, aqui está a tua mulher, toma-a e vai-te! 12:20 E o Faraó recomendouo a seus homens, e o acompanharam, e à sua mulher e a tudo que era dele.

A Separação de Lot e a Promessa Renovada (Gênesis 13:1–18)

13:1 E Abrão subiu do Egito – ele com sua mulher e o que possuía, e Lot com ele – para o sul. 13:2 E Abrão estava muito carregado em gado, prata e ouro. 13:3 E andou em suas viagens do sul até Bet-El, até o lugar em que estava sua tenda no princípio, entre Bet-El e Ai, 13:4 ao lugar do altar que havia feito no princípio, e Abrão invocou ali o Nome do Eterno. 13:5 E Lot, que andava com Abrão, também tinha ovelhas, vacas e tendas. 13:6 E a terra não podia sustentá-los para estarem os dois juntos, pois seus bens eram muitos e não podiam ficar juntos. 13:7 E houve uma briga entre os pastores de gado de Abrão e os pastores de gado de Lot – e o Cananeu e o Perizeu viviam então na terra. 13:8 E disse Abrão a Lot: Não haja, te rogo, briga entre mim e ti, e entre meus pastores e teus pastores, porque homens irmãos somos nós. 13:9 Ora, toda a terra está diante de ti! Separa-te, rogo, de mim; se vais à esquerda, irei à direita, e se à direita vais, irei à esquerda. 13:10 E alçou Lot seus olhos e viu toda a planície [Kicar] do Jordão [Iarden], e que toda ela era bem regada, antes de Deus destruir Sodoma e Gomorra, como o jardim do Eterno, assim como a terra do Egito, à entrada de Tsôar. 13:11 E Lot escolheu para si toda a planície do Jordão; e partiu Lot para o oriente e separaram-se um do outro. 13:12 Abrão habitou na terra de Canaan, e Lot habitou nas cidades da planície, e armou suas tendas até chegar a Sodoma. 13:13 E os homens de Sodoma eram maus e pecadores contra o Eterno. 13:14 E o Eterno disse a Abrão, depois que Lot se separou dele: “Alça agora teus olhos e olha desde o lugar onde tu estás, para o norte e para o sul, oriente e ocidente; 13:15 porque toda a terra que tu vês, a ti darei e à tua descendência, para sempre. 13:16 E farei a tua descendência (ser tão numerosa) como o pó da terra, e somente se fosse possível ao homem contar o pó da terra, conseguiria também contar a tua descendência. 13:17 Levanta-te, passeia pela terra, por seu comprimento e por sua largura, pois dá-la-ei a ti.” 13:18 E Abrão armou as tendas e estabeleceu-se nas planícies de Mamre, que estão em Hebron [Hevron], e edificou ali um altar ao Eterno.

A Guerra dos Reis e o Resgate de Lot (Gênesis 14:1–24)

14:1 E foi nos dias de Amrafel – rei de Shinar –, Arioh – rei de Elassar –, Kedorlaômer – rei de Elám –, e Tidál – rei de Goim –, 14:2 que fizeram guerra contra Béra – rei de Sodoma –, Birshá – rei de Gomorra, Shinav – rei de Admá –, Sheméver – rei de Tsevoím –, e o rei de Béla, que é Tsôar. 14:3 Todos estes se juntaram no vale de Sidim, que é o mar Salgado (mar Morto). 14:4 12 anos serviram a Kedorlaómer e 13 anos se rebelaram. 14:5 E no 14º ano da revolta, veio Kedorlaómer e os reis que estavam com ele, e feriram aos Refaim em Ashterot-Carnáim, aos zusitas [Zuzim] em Ham, aos emitas [Emim] em Shave-Kiriatáim, 14:6 e ao Horeu em seu monte de Seir, até El- [planície de] Parán, que está junto ao deserto. 14:7 E voltaram e vieram a En- [planície de] Mishpat, que é Cadesh, e feriram a todo o campo dos amalekitas e também ao Emoreu, que habitava em Hatsatson-Tamar. 14:8 E o rei de Sodoma, o rei de Gomorra, o rei de Admá, o rei Tsevoim, e o rei de Béla – esta é Tsôar – saíram e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim; 14:9 contra Kedorlaómer – rei de Elám –, Tidal – rei de Goim –, Amrafel – rei de Shinar –, e Arióh – rei de Elassár; quatro reis contra os 5. 14:10 E o vale de Sidim tinha muitos poços de lama; e os reis de Sodoma e Gomorra fugiram e caíram ali, e os que ficaram, fugiram ao monte. 14:11 E tomaram todos os bens de Sodoma e Gomorra, e toda sua comida, e se foram. 14:12 E tomaram a Lot – o sobrinho de Abrão, que residia em Sodoma – e aos seus bens, e se foram. 14:13 E veio algum que escapou e deu parte a Abrão, o hebreu, que morava na planície de Mamre, o Emoreu, irmão de Eshcol e Anér, e que eram aliados de Abrão. 14:14 E Abrão escutou que seu irmão (sobrinho) fora feito cativo, e armou seus homens treinados, nascidos em sua casa, 318 homens, e os seguiu até Dan. 14:15 E caíram separadamente sobre eles à noite, ele e seus servos, e os feriram e os perseguiram até Hová, que está à esquerda de Damasco [Daméssec]. 14:16 E retomou todos os bens; e também a Lot, seu irmão, e seus bens trouxe de volta, junto com as mulheres e o povo. 14:17 E o rei de Sodoma saiu ao seu encontro – depois que Abrão voltou, após ferir a Kedorlaómer e aos reis que estavam com ele – no vale de Shave, que era o vale do rei. 14:18 E Malki-Tsédec, o rei de Shalém, trouxe pão e vinho; e ele servia ao Deus Altíssimo. 14:19 E o abençoou e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra, 14:20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão lhe deu um décimo de tudo. 14:21 E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me as almas, e os bens toma para ti. 14:22 E disse Abrão ao rei de Sodoma: Levanto minha mão ao Eterno, o Deus Altíssimo, Criador de céus e terra, 14:23 que nem um fio nem um cadarço de sapato tomarei de tudo que é teu, para que não digas: ‘Eu enriqueci Abrão’; 14:24 salvo o que os moços comeram e a parte dos homens que foram comigo – Anér, Eshcol e Mamre – eles tomarão suas partes.

A Visão e a Aliança entre as Partes (Gênesis 15:1–21)

15:1 Depois destas coisas, a palavra do Eterno manifestou-se a Abrão, numa visão, dizendo: “Não temas, Abrão, Eu te amparo; teu prêmio é muito grande!” 15:2 E Abrão disse: Eterno Deus! Que darás a mim? Eu ando sem filhos herdeiros e o encarregado da minha casa é o damasceno Eliezer. 15:3 E Abrão disse: Eis que a mim não deste descendência, e é meu escravo que vai me herdar. 15:4 E a palavra do Eterno veio a ele, dizendo: “Não será este o que vai te herdar, mas o que sair de tuas entranhas – este te herdará!” 15:5 E o fez sair para fora e disse: “Olha para os céus e conta as estrelas, se podes contá-las.” E disse-lhe: “Assim será tua descendência!” 15:6 E Abrão acreditou no Eterno, e (Deus) lhe considerou isso como um mérito. 15:7 E disse a ele: “Eu sou o Eterno, que te tirei de Ur dos Caldeus, para dar-te esta terra por herança.” 15:8 E disse: Eterno Deus! Como saberei que hei de herdá-la? 15:9 E disse a ele: “Toma para Mim três novilhas, três cabras, três carneiros, uma rola e um filhote de pombo.” 15:10 E ele tomou tudo isto, partiu-os ao meio e pôs cada parte diante da outra, e a ave não partiu. 15:11 E desceram os abutres sobre os corpos, porém Abrão os enxotou. 15:12 E quando o sol estava para se pôr, um sono pesado caiu sobre Abrão, e grande medo e escuridão caíram sobre ele. 15:13 E disse (Deus): “Sabe com certeza que tua descendência será peregrina em terra que não lhe pertence, e a farão servir e a afligirão por 400 anos. 15:14 E também à nação que há de servir, Eu julgarei; e depois sairá com grande riqueza. 15:15 Tu, porém, irás a teus pais em paz, serás sepultado após boa velhice. 15:16 E a quarta geração voltará aqui, porque não se completou a medida do pecado do Emoreu, até aqui.” 15:17 E quando o sol já estava posto e ficou escuro, eis que um forno fumegante e uma tocha de fogo passaram por estas metades (dos animais). 15:18 Naquele dia o Eterno pactuou com Abrão uma aliança, dizendo: “À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Perat [Eufrates]: 15:19 o Keneu, o Keniseu e o Cadmoneu; 15:20 o Hiteu, o Periseu e os Refaim; 15:21 o Emoreu, o Cananeu, o Guirgasheu e o Jebuseu.”

Hagar e o Nascimento de Ismael (Gênesis 16:1–16)

16:1 E Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ela tinha uma serva egípcia, cujo nome era Hagar. 16:2 E Sarai disse a Abrão: Eis que o Eterno me tem impedido de ter filhos; vem, rogo, à minha serva; talvez terei filhos (através) dela. E Abrão escutou a voz de Sarai. 16:3 E Sarai, mulher de Abrão, tomou a Hagar, a egípcia, sua serva, ao fim de 10 anos de estar Abrão na terra de Canaan, e a deu a Abrão, seu marido, por mulher. 16:4 E conheceu Hagar, e ela concebeu, e vendo que concebera, foi sua senhora desprezada a seus olhos. 16:5 E Sarai disse a Abrão: Minha afronta está sobre ti! Eu dei minha serva em teu peito, e vendo que concebeu, fui desprezada a seus olhos; julgue o Eterno entre mim e ti! 16:6 E Abrão disse a Sarai: Eis aqui tua serva em tua mão; faz a ela o que parecer bem a teus olhos. E Sarai a maltratou, e ela fugiu de sua face. 16:7 E achou-a o anjo do Eterno sobre a fonte das águas do deserto, sobre a fonte, no caminho de Shur. 16:8 E disse: “Hagar, serva de Sarai, de onde vens e para onde vais?” E disse: De diante de Sarai, minha senhora, eu fujo. 16:9 E o anjo do Eterno disse-lhe: “Volta à tua senhora e humilha-te debaixo de sua mão.” 16:10 E o anjo do Eterno disselhe: “Multiplicarei a tua descendência, que não poderá ser contada de tão numerosa.” 16:11 E disse a ela o anjo do Eterno: “Eis que concebeste e darás à luz um filho, e chamarás seu nome Ismael [Ishmael], porque o Eterno escutou tua aflição. 16:12 E ele será um homem selvagem; sua mão estará em todos e a mão de todos estará nele, e entre todos seus irmãos habitará.” 16:13 E ela denominou o Nome do Eterno que lhe falava de ‘Tu és Deus que vê tudo’ [‘Atá El Roí’], pois disse: Também aqui eu O vi depois de já O ter visto. 16:14 Por isso se chamou ao poço ‘Beer Lahai Roi’ [‘Poço em que o anjo vivente apareceu nele’]; eis que este se encontra entre Cadesh e Béred. 16:15 E Hagar deu à luz um filho para Abrão, e Abrão chamou o nome de seu filho, que Hagar lhe dera, de Ismael. 16:16 E Abrão tinha 86 anos ao dar à luz Hagar a Ismael para Abrão.

A Aliança da Circuncisão e a Mudança de Nomes (Gênesis 17:1–27)

17:1 E Abrão tinha 99 anos quando o Eterno apareceu a Abrão e disse-lhe: “Eu sou El Shadai [Deus Todo-Poderoso]; anda diante de Mim e seja perfeito! 17:2 E constituirei Minha aliança entre Mim e ti, e te multiplicarei enormemente!” 17:3 E Abrão prostrou-se de rosto em terra, e Deus lhe falou, dizendo: 17:4 “Eis, de Minha parte, a aliança que faço contigo: serás pai de uma multidão de nações; 17:5 e não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abrahão [Avraham] será teu nome, porque pai de uma multidão de nações te fiz. 17:6 E te farei frutificar enormemente, e de ti farei nações, e de ti sairão reis. 17:7 E estabelecerei a Minha aliança entre Mim e ti, e entre tua descendência depois de ti, em suas gerações, numa aliança eterna, para ser teu Deus, e de tua descendência depois de ti. 17:8 E darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaan para possessão perpétua; e serei para eles o seu Deus.” 17:9 E Deus disse a Abrahão: “E tu, Minha aliança guardarás – tu e tua descendência depois de ti, nas suas gerações. 17:10 Esta é Minha aliança, que guardareis entre Mim e vós (os de agora,) e a tua descendência depois de ti: Todo homem será circuncidado. 17:11 E circuncidareis a carne de vosso prepúcio, e isto será o sinal da aliança entre Mim e vós. 17:12 Com oito dias de idade será circuncidado todo homem entre vós, em vossas gerações: o (escravo) nascido em casa, e comprado por prata, de todo filho de estrangeiro, que não seja de tua descendência. 17:13 Tem de ser circuncidado o (escravo) nascido em tua casa, e comprado por tua prata; e será Minha aliança em vossa carne, para uma aliança eterna. 17:14 E o homem incircunciso, que não circuncidar a carne de seu prepúcio, essa alma será cortada de seu povo; Minha aliança quebrou.” 17:15 E Deus disse a Abrahão: “A Sarai, tua mulher, não mais chamarás seu nome Sarai, porque Sara [Sará] é seu nome. 17:16 E a abençoarei, e também darei um filho dela para ti; e a abençoarei e virá a ser nações; reis de povos dela sairão.” 17:17 E Abrahão prostrou-se com o rosto em terra e riu-se, e disse em seu coração: Sendo eu da idade de 100 anos, nascerá um filho? E sendo Sara da idade de 90 anos, dará à luz? 17:18 E disse Abrahão a Deus: Oxalá Ismael viva diante de ti! 17:19 E Deus disse: “É certo que Sara, tua mulher, dará à luz um filho, e chamarás seu nome Isaac [Its’hac]; e estabelecerei Minha aliança com ele – uma aliança eterna – e com sua descendência depois dele. 17:20 E sobre Ismael, te escutei. Eis que o tenho abençoado e o farei frutificar, e o multiplicarei mais e mais; 12 príncipes gerará e dele farei uma grande nação. 17:21 Mas Minha aliança estabelecerei com Isaac, que Sara dará à luz para ti, neste tempo determinado, no ano vindouro.” 17:22 E acabou de falar com ele e Deus retirou-se de junto de Abrahão. 17:23 E Abrahão tomou a Ismael, seu filho, e a todos os escravos nascidos em sua casa, e a todos os comprados por dinheiro – todo homem entre as pessoas da casa de Abrahão – e circuncidou a carne de seu prepúcio neste mesmo dia, conforme Deus lhe falara. 17:24 E Abrahão tinha 99 anos quando foi circuncidado na carne de seu prepúcio, 17:25 e Ismael, seu filho, tinha 13 anos de idade, quando foi circuncidado na carne de seu prepúcio. 17:26 Neste mesmo dia foram circuncidados Abrahão e Ismael, seu filho, 17:27 e todos os homens de sua casa – escravos nascidos em sua casa e comprados por prata dos filhos de estrangeiros – foram circuncidados com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima