A Chamada Divina e a Partida
TANAKH
Abrão (mais tarde chamado de Abraão) e sua família são apresentados no final da Parashá Noach. A Parashá Lech Lecha começa com Deus ordenando a Abrão que deixe sua casa e vá para outra terra, ainda a ser especificada.
O Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra natal e da casa de teu pai para a terra que eu te mostrarei. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei; engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e todas as famílias da terra se abençoarão por meio de ti.” E Abrão saiu como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã…
Gênesis 12:1-5
A Aliança Entre as Partes
TANAKH
Em vários momentos da jornada de Abrão através da Parashat Lech Lecha, Deus lhe promete bênçãos, descendência e propriedades. Quando Abrão pede um sinal esclarecedor, Deus lhe diz para pegar certos animais, Abrão corta alguns deles ao meio e Deus lhe revela o futuro de dentro de um sono assustador.
Veio a resposta: “Tragam-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pássaro jovem”. Ele trouxe tudo e os cortou ao meio, colocando cada metade em frente à outra; mas não cortou a ave. Aves de rapina desceram sobre os cadáveres, e Abrão as afugentou. Ao pôr do sol, um sono profundo caiu sobre Abrão, e um grande e tenebroso terror o dominou. E [Deus] disse a Abrão: “Saiba bem que a sua descendência será peregrina em terra alheia, e será escravizada e oprimida por quatrocentos anos;
Gênesis 15:9-13
Infertilidade e Soluções Alternativas
TANAKH
Abrão e Sarai (mais tarde chamada Sara) sofrem de infertilidade quando são apresentados pela primeira vez em Gênesis 11 e continuam com a infertilidade à medida que envelhecem, na Parashá Lech Lecha. Por fim, Sara aparentemente desiste de ter filhos e diz a Abraão para tentar engravidar sua serva Agar.
Então Sarai disse a Abrão: “Veja, o Senhor me impediu de ter filhos. Consorte-se com minha serva; talvez eu tenha um filho por meio dela.” E Abrão atendeu ao pedido de Sarai. Então Sarai, esposa de Abrão, tomou sua serva, Agar, a egípcia, depois que Abrão habitou dez anos na terra de Canaã, e a deu a seu marido Abrão como concubina. Ele coabitou com Agar, e ela concebeu; e quando ela viu que havia concebido, sua senhora foi rebaixada em sua estima. Então Sarai disse a Abrão: “A injustiça que me foi feita é culpa sua! Eu mesma coloquei minha serva em seu seio…”
Gênesis 16:2-6
Fatores de Conversão
MIDRASH
Como se cria uma alma? Partindo de um versículo que, à primeira vista, trata da aquisição de propriedades, uma interpretação bastante literal leva o antigo midrash Bereshit Rabbah a um relato de Abraão e Sarai convertendo idólatras à fé em Deus.
“Abrão tomou Sarai, sua mulher, e Ló, filho de seu irmão, e todos os seus bens que haviam adquirido, e o povo que haviam formado em Harã; partiram para a terra de Canaã e chegaram à terra de Canaã” (Gênesis 12:5). “E o povo que haviam formado em Harã” – Rabi Elazar bar Zimra disse: Se todos os habitantes do mundo se reunissem para criar um único mosquito, seriam incapazes de injetar uma alma nele, e ainda assim você diz: “O povo que eles haviam formado?” A explicação é que isso se refere aos prosélitos que eles converteram…
Bereshit Rabá 39:14
Uma Praga na Casa do Faraó
MIDRASH
Em um episódio no início de Parashat Lech Lecha, Abrão e Sarai escapam da fome em seu novo lar, Canaã, fugindo para o Egito, mas enfrentam dificuldades quando os cortesãos do Faraó acham Sarai atraente. Tanchuma, uma coletânea medieval de midrash, expande a história bíblica com muitas elaborações narrativas.
Além disso, darei um exemplo de Faraó e sua casa, como está escrito: E o Senhor feriu Faraó e sua casa com grandes pragas, por causa da palavra de Sarai (Gn 12:17). O que a frase “Por causa da palavra de Sarai” indica ? Um anjo desceu do céu com um cajado naquele momento, e quando Faraó mais tarde se aproximou dela para tirar-lhe o sapato, ele o atingiu na mão, e quando ele se aproximou para tocar em suas vestes, o anjo o atingiu novamente. No entanto, o anjo consultou Sara antes de aplicar cada golpe…
Midrash Tanchuma, Lech Lechá 5:3
A Rivalidade dos Pastores
COMENTÁRIO
Em suas jornadas, Abrão viaja com seu sobrinho órfão, Ló, até que seus respectivos pastores começam a brigar, momento em que se separam. Ramban, um renomado estudioso espanhol do século XIII, discute esse incidente e sua relação com a herança e as relações intertribais.
E HOUVE UMA DISCUSSÃO. Rashi escreveu: “Como os pastores de Ló pastavam seu gado em campos alheios, os pastores de Abrão os repreenderam por esse ato de roubo, mas eles responderam: ‘A terra foi dada a Abrão, e ele não tem [filho como] herdeiro, e assim Ló será seu herdeiro. Portanto, isso não é roubo.’ A Escritura, no entanto, afirma: ‘ E os cananeus e os perrizeus habitavam então na terra , de modo que Abrão ainda não era o legítimo proprietário.’ Este é um Midrash de nossos rabinos. Mas eu me pergunto: A dádiva da Terra declarada a Abrão era para seus filhos, como foi dito acima…
Ramban sobre Gênesis 13:7:1
Renomeando
COMENTÁRIO
Na Parashá Lech Lecha, Deus dá a Abrão e Sarai os novos nomes Abraão e Sara. Rashi, um rabino e comentarista do norte da França do século XI, discute essas mudanças de nome.
כי אב המון גוים PARA UM PAI DE UMA MULTIDÃO DE NAÇÕES — Um acróstico sobre seu nome [אב (ר) הם]. Mas o ר que estava anteriormente em seu nome — denotando que ele era o pai (chefe) apenas de אב (א) רם] ארם], que era sua terra natal (cf. Gênesis 21:7 com o versículo Gênesis 21:10 do mesmo capítulo), embora agora ele se tornasse pai do mundo inteiro — ainda assim não foi removido de seu nome. Pois descobrimos também que o ‘י no nome de Sarai continuou a reclamar a Deus por ter sido removido de seu nome quando este foi mudado para Sara…
Rashi sobre Gênesis 17:5:1
A Jornada Espiritual de Abraão
CABALA
Parashá Lech Lecha descreve a mudança de Abrão para a terra de Canaã sob o comando de Deus. O Zohar, uma obra fundamental do misticismo que frequentemente assume a forma de diálogos entre sábios durante a viagem, explica a jornada espiritual por trás da jornada física de Abrão.
A verdadeira verdade é esta. Deus inspirou Abrão com um espírito de sabedoria para que ele pudesse descobrir, por meio de certos testes, as características de todos os países habitados do mundo. Ele os examinou e pesou na balança, e descobriu os poderes (celestiais) aos quais cada um deles está confiado. Quando chegou ao ponto central do mundo habitado, tentou pesá-lo, mas não obteve resposta. Tentou encontrar o poder ao qual ele estava confiado, mas não conseguiu compreendê-lo, embora pesasse repetidamente…
Zohar, Lech Lecha 5:22-26
Abraão entre Reis
PENSAMENTO JUDAICO
A porção da Torá inclui a história de uma guerra entre quatro reis e cinco reis, na qual Abrão se envolve quando seu sobrinho Ló é capturado. A estudiosa contemporânea Judy Klitsner oferece uma leitura literária atenta desse momento da narrativa.
No entanto, sete versos curtos depois, o patriarca embarca em uma espiral descendente irritante que parece zombar das mensagens sublimes da ordem inicial de Deus. Uma fome assola a Terra Prometida e Avraham é forçado ao exílio no Egito. Por medo mortal da população ímpia, Avraham mente, alegando que sua esposa, Sara, é sua irmã. Ela é sequestrada mesmo assim e, em uma conclusão moralmente duvidosa, marido e mulher são mandados embora com grandes riquezas. A riqueza material de Avraham leva à próxima crise: incompatibilidade com seu parente mais próximo e provável herdeiro, Ló…
Torá das Mães, II; Leituras de Textos Bíblicos 7:4-5
Uma Aliança na Carne
HALAKHAH
Perto do final da Parashá Lech Lecha, Deus ordena a Abraão que circuncide a si mesmo, aos membros masculinos de sua família e aos futuros descendentes masculinos. O Sefer HaChinukh, um catálogo anônimo do século XIII de cada mandamento bíblico, discute os detalhes e o significado desse mandamento.
O mandamento de circuncidar: [Parashat] Lekh Lekha [tem] um mandamento positivo, e esse é o mandamento de circuncidar; como está declarado (Gênesis 17:10): “Esta é a minha aliança que vocês devem manter entre vocês e eu, e com seus descendentes depois de vocês, circuncidar todos os homens.” E [o mandamento] é repetido na Ordem de Isha ki Tazria , como está declarado (Levítico 12:3): “E no oitavo dia circuncidará a carne do seu prepúcio.” Há muitos mandamentos que são repetidos em muitos lugares na Torá…
Sefer HaChinukh 2:1-2
